As doenças cardiovasculares e renais estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil e no mundo. A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal. É interessante que estas condições fisiopatológicas têm em comum o aumento da atividade vasomotora simpática e curiosamente, quanto maior éa severidade da doença cardiovascular ou renal, maior é a ativação vasomotora simpática. Entretanto, os mecanismos desencadeadores do aumento exacerbado da atividade vasomotora simpática nestas condições não são totalmente conhecidos. No presente projeto, pretendemos avançar no entendimento de como a atividade vasomotora simpática aumenta na hipertensão arterial experimental e em outros modelos que reconhecidamente têm aumento de atividade simpática, sobretudo, buscaremos melhorar nosso entendimento de como se dá a comunicação entre os rins e o sistema nervoso central (SNC). Os rins recebem intensa inervação simpática, que tem a capacidade de alterar de forma robusta a função renal e reciprocamente, os rins contêm aferentes renais que se projetam ao SNC em regiões que por sua vez, controlam o sistema cardiovascular e renal. Nossa hipótese é a de que alterações em receptores renais (mecanorreceptores e quimiorreceptores) em condições fisiopatológicas possam desencadear alterações nos mecanismos de controle cardiovascular e renal levando a hipertonia simpática em condições fisiopatológicas, o que agrava e piora o quadro. Esperamos que ao final deste projeto possamos avançar no entendimento de como a atividade vasomotora simpática aumenta de forma desproporcional em algumas situações fisiopatológicas, sobretudo, no que diz respeito à comunicação entre SNC e rins.
Comunidades Dataverses em destaque

Para usar esse recurso, você deve ter pelo menos um dataverse publicado.

Publicar Dataverse

Tem certeza de que deseja publicar seu dataverse? Depois disso, ele deve permanecer publicado.

Publicar Dataverse

Este dataverse não pode ser publicado porque o Dataverse não está publicado.

Excluir Dataverse

Tem certeza de que deseja excluir seu dataverse? Você não pode recuperar esse Daverse.

Pesquisa avançada

1 to 1 of 1 Resultado
Jun 13, 2025
Carvalhal, Rafael S; Campos, Ruy, 2025, "TRPV1 channels preferentially drive renal sympathetic nerve activity in response to acute administration of low-dose furosemide in rats", https://hdl.handle.net/20.500.12682/rdp/2AQXCY, Domus Dados repositório de Dados de Pesquisa UNIFESP, V1, UNF:6:lZaetZFkeBl8/Xc5x1sP1A== [fileUNF]
Results related to the submitted manuscript for publication at the AJP-Regulatory
Adicionar dados

Inscreva-se ou efetue login para criar um dataverse ou adicionar um conjunto de dados.

Compartilhe Dataverse

Compartilhe este dataverse em suas redes sociais favoritas.

Link do Dataverse
Redefinir Modificações

Tem certeza de que deseja redefinir os campos de metadados selecionados? Se você fizer isso, todas as personalizações (ocultas, obrigatórias, opcionais) feitas não serão mais exibidas.