ID persistente do conjunto de dados
|
doi:10.5072/FK2/AO8KDJ |
Data de Publicação
|
2022-04-25 |
Título
| Corpus de aquisição de língua inglesa por crianças de 5 e 6 anos. |
Autor
| Verniano , Marina (Universidade Federal de São Paulo) - ORCID: https://orcid.org/ 0000-0003-0055-4153 |
Entre em contato
|
Use o botão de e-mail acima para entrar em contato.
Verniano , Marina (Universidade Federal de São Paulo) |
Descrição
| O foco desta pesquisa é verificar os impactos do input planejado e enriquecido no processo de aquisição de segunda língua (AL2) em contextos bilíngues; mais especificamente, verificar o processo de aquisição da estrutura existencial "there to be" em contextos bilíngues com e sem input planejado e enriquecido. Dessa forma, esta pesquisa construiu um corpus com dois grupos de crianças de 5 e 6 anos de idade e suas respectivas professoras. As crianças participantes do corpus estavam inseridas em um contexto bilíngue (português-inglês) com exposição à língua inglesa de 5 horas semanais. O grupo A, composto por 6 crianças, foi exposto a um input robusto e planejado, rico em estruturas existenciais. O grupo B, composto por 2 crianças, foi exposto a um input não planejado. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. No primeiro momento, entre setembro e dezembro de 2020, houve a participação dos grupos A e B e de suas respectivas professoras e foi coletada a produção espontânea e eliciada das crianças. Foram assistidas todas as aulas remotas em que as crianças participaram entre setembro e dezembro de 2020 e a produção linguística de crianças e professoras foi regravada em formato de áudio e transcrita diretamente no computador. No segundo momento, entre março e abril de 2021, houve somente a participação do grupo A, que recebeu input robusto e planejado. Neste momento, foi coletada a produção eliciada das crianças do grupo do A, que foi produzida através de intervenções propostas pela professora. Além disso, também foram coletados alguns dados espontâneos de um dos alunos. Os dados coletados estão divididos entre produção linguística de alunos e produção linguística de professoras. Na primeira fase, há um arquivo para cada mês (setembro, outubro, novembro e dezembro), e cada grupo respectivamente. Na segunda fase, os arquivos estão organizados em: produção espontânea e produção eliciada. |
Assunto
| Artes e Humanidades |
Palavra-chave
| Aquisição de Segunda Língua
Aquisição de inglês por falantes de PB
Verbos existenciais
Crianças bilíngues
Professores bilíngues |
Idioma
| English; Portuguese |
Local de produção
| Aulas remotas gravadas pelo Google Meet |
Data de Distribuição
| 2022-04-22 |
Depositante
| Verniano , Marina |
Data do depósito
| 2022-04-15 |
Data de Coleta
| Start Date: 2020-09-01 ; End Date: 2020-12-11
Start Date: 2021-03-17 ; End Date: 2021-04-07 |
Tipo de dados
| Dados de produção espontânea e eliciada de crianças em contexto bilíngue (português-inglês).; Dados de input de professoras de educação bilíngue (português-inglês). |
Software
| LancsBox, Version: 6.0 |
Outras referências
| DEMUTH, Katherine. Collecting Spontaneous Production Data; THORNTON, Rosalind. Elicited Production; VILLIERS, Jill de; ROEPER, Thomas. Questions after Stories: On Supplying Context and Eliminating It as a Variable. In: McDANIEL, Dana. Methods for Assessing Children's Syntax Language, Speech, and Communication. Cambridge, Massachusetts, London, England: The MIT Press, 1996.; EISENBEISS, Sonja. Talking to children: The role of child-directed speech in language development. University of Essex, 2010. Disponível em: http://essex.academia.edu/SonjaEisenbeiss/.; HERSCHENSOHN, Julia. The second time around: minimalism and L2 acquisition. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 2000.; HOLMBERG, A.; NAYUDY, A.; SHEEHAN, M. Three partial null subject languages: a comparison of Brazilian Portuguese, Finish and Marathi. Studia Linguistica, v. 63(1), p. 59-97. 2009.; MARCELINO, Marcello. Aquisição de segunda língua e bilinguismo. Revista Intercâmbio, v. XXXV: 38-67, 2017. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISNN: 2237-759X.; MARCELINO, M.. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22, 2009.; MARCELINO, Marcello. Considerations on the role of input in L2 acquisition: ELT and Bilingual Contexts. Revista Intercâmbio, v. XXXVII: 76-97, 2018. São Paulo: LAEL/PUCSP. ISSN 2237-759X.; MARCELINO, Marcello. O desenvolvimento linguístico de crianças bilíngues. In: MEGALE, Antonieta (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. São Paulo: Fundação Santillana, 2019. p. 59 - 71.; MARCELINO, M. Educação Bilíngue e dúvidas comuns das famílias. In: MEGALE, A. (org.) Desafios e práticas na educação bilíngue. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. (p. 47- 62).; MARCELINO, M; WEISSHEIMER, J. Como promover oralidade em aula de L2 na Educação Bilíngue. IN: MEGALE, Antonieta (Org.). Educação Bilíngue: Como Fazer? São Paulo: Fundação Santillana, 2021. p. 29 - 43.; MILSARK, Gary. Existential sentences in English. New York and London: Garland Publishing, 1979.; RADFORD, Andrew. Syntactic Theory and the Structure of English: a minimalist approach. Cambridge University Press, 1997.; SARDINHA, Tony Berber. Análise de palavras em contexto: concordâncias. In. SARDINHA, Tony Berber. Linguística de Corpus. Rio de Janeiro: Editora Manole, 2004. |